Sindilimp promove debate sobre o futuro da Codeca

26/01/2017
       Neste sábado (28/01), o Sindilimp promove um debate dos trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) sobre os rumos da empresa. O encontro será no Hotel Samuara, a partir das 14 horas.

Em 2013, foi realizado um amplo processo de discussão com o tema: “Cuidar de quem cuida da cidade – trabalhadores e sindicato unidos por uma Codeca mais humana.” Na época, o Sindilimp reuniu os trabalhadores de cada setor, considerando a Varrição, a Capina, a Coleta e os Prestadores de serviços para secretarias municipais. Foram listadas as reivindicações a partir de três temas: saúde e segurança no trabalho, educação e valorização do trabalhador. Os resultados de dois meses de debates pautaram a campanha salarial 2014.

Agora, quando uma nova administração assume o governo municipal e mudanças recentes na tecnologia e na legislação impactam o trabalho da Codeca, o Sindilimp retoma o debate reavaliando os pontos discutidos há quase quatro anos.  Conforme o presidente do sindicato, Henrique Silva, o encontro Cuidar de quem cuida da cidade revela duas preocupações: “Em primeiro lugar, a necessidade de valorização do componente fundamental para a qualidade do trabalho da Codeca: as pessoas que lá trabalham. E em segundo, a urgência de discutir qual é a Codeca que queremos, ou seja, o que os trabalhadores, que também são cidadãos, esperam dessa companhia enquanto empresa pública que presta serviços tão importantes para a cidade.”

A foto que ilustra esse texto é de Tafer Fotografias e retrata uma das reuniões realizadas em 2013.

• Sindilimp promove debate sobre o futuro da Codeca