Sindilimp manifesta preocupação com a Codeca na Câmara de Vereadores

04/07/2018
Na terça-feira, 3 de julho, Henrique Silva ocupou a Tribuna da Câmara de Vereadores para se manifestar sobre a preocupação do Sindilimp em relação à gestão administrativa da Codeca,que acumula prejuízos nos últimos exercícios. Além disso, a manifestação foi contrária à demissão de 36 trabalhadores da empresa, ocorrida no dia 2 de julho.

Henrique destacou a unidade dos três sindicatos que representam os trabalhadores da Codeca (Sindilimp, Rodoviários e Construção Civil) para sensibilizar o Executivo no sentido de que encaminhe um projeto à Câmara de Vereadores, aumentando o capital social da Codeca de R$ 14 milhões para R$ 25 milhões, conforme compromisso do prefeito em reunião com os trabalhadores no ano passado.

Ainda de acordo com Henrique Silva, as medidas adotadas pelos três sindicatos visam a manutenção dos postos de trabalho, os direitos dos trabalhadores e da garantia da Codeca como patrimônio público do Município.

De acordo com Silva, reunião realizada com os servidores da Codeca deliberou pelo ingresso judicial de ação com pedido de intervenção na gestão da empresa e pela manutenção do emprego dos funcionários desligados. O presidente do Sindilimp questionou as demissões com o argumento de deficiência no quadro financeiro da Companhia. “É muito estranho que foram chamados de dois a dois e foram demitidos com aviso prévio indenizado. Poderiam, então, ter feito com aviso trabalhado e abrir o debate nesses 30 dias”, comentou.

Na tribuna, Henrique Silva recordou a visita da diretora-presidente da Codeca, Amarilda Bortolotto, à Câmara na quarta-feira (27/06), na qual comentou que o contrato entre a empresa e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), onde a equipe de servidores demitidos atuava, estava em vias de renovação. Além disso, Silva pediu que o Legislativo seja solidário a um possível projeto do Executivo para encaminhar um aporte financeiro à Companhia: “Precisamos construir uma solução coletiva para a administração da Codeca. Sem isso, com resultado financeiro negativo em 2018 pode inviabilizar a empresa”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores - Fotos Rose Brogliato

• Sindilimp manifesta preocupação com a Codeca na Câmara de Vereadores