Sindilimp apoia debate que analisa relação entre mídia e poder no Brasil

04/07/2018
Com o apoio do Sindilimp, o Coletivo de Comunicação Alternativa promove o Ciclo de Debates MÍDIA E PODER NO BRASIL nos meses de julho e agosto, com expoentes da comunicação na grande mídia e nas mídias digitais.

No dia 5 de julho, os jornalistas Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes vão compartilhar suas análises sobre a abordagem da mídia diante da realidade política brasileira.  Trazem consigo a marca do pensamento crítico, independente e profundo, com experiências de mais de 30 anos no exercício da profissão em importantes mídias do Estado.

A participação nas palestras é gratuita, mas as vagas são limitadas. Terão prioridade os que se inscreverem  pelo e-mailcaxiasmidiaepoder@gmail.com.

No dia 8 de agosto, será a vez dos profissionais de tecnologia da informação e ativistas de software livre Marcelo Branco e Rodrigo Troian trazerem  à tona outros universos das mídias digitais, as redes livres, as redes comunitárias e as novas formas de participação via internet, incluindo a trajetória que vai da comunicação de massas à autocomunicação de multidões.

Os encontros acontecem na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, às 19h. O patrocínio é do Sindiserv e Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, contando com o apoio da Taufe & Tapia Advocacia Trabalhista, Sindicomerciários Caxias do Sul, Sinpro/Caxias, Sindilimp e Sindicato dos Jornalistas/RS. A organização é do Coletivo de Comunicação Alternativa - grupo de profissionais caxienses da comunicação empenhado em promover outros olhares sobre temáticas sociais.

QUEM, COMO, QUANDO E ONDE

DIA 5 DE JULHO – CÂMARA DOS VEREADORES – 19H

Juremir Machado da Silva é jornalista, doutor em Sociologia pela Universidade de Sorbonne/Paris, professor da PUCRS, escritor, colunista do Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba. Tem 27 livros individuais publicados, entre os quais Getúlio, 1930, Águas da Revolução, Vozes da Legalidade, Corruptos de Estimação e Raízes do Conservadorismo Brasileiro.

Moisés Mendes trabalhou por 27 anos na Zero Hora, depois de passar pelo Grupo Caldas Júnior e por diversos jornais e rádio do interior do Estado, o que lhe habilita a conhecer em profundidade também o comportamento da mídia de pequenas cidades. Autor do livro Todos Querem Ser Mujica, atualmente é colaborador do jornal Extraclasse, player de Redes Digitais e assina o Blog do Moisés Mendes,  onde escreve diariamente textos de opinião, entre elas a que está estampada na capa do blog:  “A pretensa neutralidade do jornalismo é uma das grandes farsas da Humanidade”.

DIA 8 DE AGOSTO – CÂMARA DOS VEREADORES – 19H

Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e comunicação , ativista de software livre, pela liberdade do conhecimento, pelos direitos e novas formas de participação via Internet. Co-idealizador do projeto Conexões Globais, foi diretor geral da Campus Party Brasil nos primeiros três anos. Trabalhou para o Governo da Catalunya e foi membro do conselho assessor do mestrado internacional de software livre da Universitat Oberta da Catalunya (UOC Open University of Catalunya) e membro do conselho editorial do observatório da comunicação em Portugal.

Rodrigo Troian é ativista de software livre, pesquisa e faz redes em malha por wifi utilizando roteadores de baixo custo – as chamadas redes livres. Participa da comunidade Latino Americana de Redes Livres, palestrando e organizando eventos em diferentes países da América do Sul. Entre 2011 e 2013 desenvolveu implementações de redes comunitárias na região sul do Brasil e no Chile. Desde 2016, atua como consultor externo para organizações nacionais e internacionais construindo redes e ministrando oficinas no Brasil e no exterior. É um dos integrantes do coletivo da Coolab – laboratório cooperativo de redes livres, colaborando na instalação e no modelo de sustentabilidade de provedores comunitários de Internet no Brasil.

• Sindilimp apoia debate que analisa relação entre mídia e poder no Brasil