Assembleia do Sindilimp reúne mais de 400 pessoas

23/10/2017

No dia 18 de outubro, o Sindilimp realizou uma assembleia da categoria com o objetivo de definir a pauta da Campanha Salarial 2018, atualizar o Estatuto do Sindicato e deliberar sobre as alternativas de sustentabilidade da entidade, no contexto da aprovação da Reforma Trabalhista.

O presidente do Sindlimp, Henrique Silva, abriu a assembleia que contou com a participação de mais de 400 integrantes da categoria. Saudando as presenças, o presidente agradeceu o trabalho incansável da diretoria do Sindlimp na convocação da Assembleia.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudecir Monsani, fez uma fala recepcionando os trabalhadores e colocou o auditório da entidade à disposição do Sindllimp sempre que necessário. Ele também destacou a importância da organização sindical no momento histórico que o Brasil atravessa.

Em seguida, o assessor jurídico do Sindlimp, José Alex Tapia, apresentou a proposta de mudança estatutária, com o objetivo de ampliar a representação sindical, englobando aqueles que hoje não têm uma vinculação específica com outras entidades, os trabalhadores em atividade-meio terceirizadas. A proposta foi colocada em votação e aprovada pelos presentes.

Retomando a palavra, o presidente Henrique recordou o conteúdo do edital de chamamento da assembleia, que previa a aprovação da pauta de reivindicações, conceder poderes ao Sindilimp para realizar a negociação com o patronal e avaliar proposta para a sustentabilidade do sindicato. Henrique perguntou se os trabalhadores estavam dispostos a dar início à Campanha Salarial e abrir a negociação das cláusulas. De forma unânime, os trabalhadores presentes aprovaram o início da Campanha Salarial.

A assembleia verificou cada um dos itens de negociação e aprovou uma pauta de reivindicações que prevê o pedido de 5% de aumento nos salários, a manutenção do Benefício Social Familiar e insalubridade em grau máximo para todos os serventes, além de outras cláusulas de condições de trabalho.

Henrique abordou a aprovação da Reforma Trabalhista, alertando para a ameaça aos direitos dos trabalhadores, uma continuidade do golpe que foi aplicado no país pelo presidente ilegítimo Temer. Depois, relatou a proposta alternativa de sustentabilidade do Sindilimp.

Apresentadas para votação, foram aprovadas por unanimidade a pauta de reivindicações, a concessão de poderes para o Sindilimp negociar e a proposta de sustentabilidade sindical.

Para encerrar, foi realizada uma reflexão sobre a marca da Campanha Salarial deste ano. Na imagem, trabalhadores estão atrás de um escudo onde se lê “sindicato”. O escudo está sendo atingido por raios, mas os trabalhadores ficam em segurança atrás dele e assim vão avançando. Alguns dos presentes se manifestaram, ligando a imagem com a retirada de direitos que o governo e as empresas querem realizar e reforçando que o sindicato é a proteção do trabalhador. Henrique pediu que a assembleia imaginasse a cena sem o escudo e assim visualizasse o que seria a sociedade sem os sindicatos. A partir daí, reforçou a importância da organização coletiva, seguindo o lema da Campanha Salarial: “Organizar para Avançar”.

Sob aplausos dos participantes, Henrique concluiu a assembleia destacando o caráter vitorioso do ato.

• Assembleia do Sindilimp reúne mais de 400 pessoas