Trabalhadores da Codeca

07/01/2015

A direção do Sindilimp assinou um acordo com a empresa Codeca. O acordo trata de reivindicações que os trabalhadores já vinham buscando há alguns anos e é uma conquista.

Radio Sabe Caxias:

O Sindilimp estabeleceu no final de dezembro um acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) que começa a ter muita importância a partir de agora, quando as altas temperaturas devem imperar em Caxias do Sul.

Conforme o presidente do sindicato, Henrique Silva, o acordo trata de reivindicações que os trabalhadores já vinham buscando há alguns anos e portanto representa uma conquista. Determina que, desde 5 de janeiro até 31 de março, os trabalhadores dos setores da capina e varrição terão direito a dois intervalos de 15 minutos no turno da tarde, sempre que às 13 horas a temperatura estiver igual ou acima de 25 graus. Além disso, a saúde dos trabalhadores ficará mais protegida, pois a Codeca deve disponibilizar protetor solar (um tubo de 120 ml para uso individual e exclusivo em serviço, com prazo de 60 dias para reposição).

Camisetas com tecido adequado para o verão e bonés que protegem melhor os trabalhadores estão em estudo pela Companhia, também por força do acordo.

Devido às altas temperaturas registradas durante o verão, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Sindilimp) de Caxias do Sul firmou um acordo com a Codeca, empresa responsável pela limpeza da cidade. As reivindicações contempladas visam preservar a saúde dos trabalhadores.

O acordo prevê protetor solar individual para cada trabalhador, além de roupas mais confortáveis confeccionadas pela própria Codeca. Também estão previstos dois intervalos de 15 minutos na parte da tarde para os profissionais da capina e varrição, a partir das 13h, quando a temperatura atingir os 25 graus.

Conforme o presidente do Sindicato, Henrique Silva, as proteções se devem principalmente ao número cada vez maior de registros de câncer de pele. Além disso, ele destaca que, assim, os trabalhadores se sentem mais dispostos a exercer as atividades do cotidiano.

O acordo que iniciou nesta segunda-feira (05) se estende até o dia 31 de março.

- See more at: http://radiocaxias.com.br/portal/noticias/acordo-garante-melhores-condicoes-a-trabalhadores-da-codeca-durante-o-verao-45959#sthash.gS7pV7TJ.dpuf