Tesoureiro do Sindilimp propõe reflexão em torno da contribuição social do gari

15/05/2015

Da Tribuna Livre do Legislativo, Nestor Alves Borges ressaltou que a organização ajuda a categoria a ser cada vez mais forte.

O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Serviços Terceirizados, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes de Caxias do Sul (Sindilimp), Nestor Alves Borges, propôs uma reflexão em torno da contribuição social do gari à sociedade. O dirigente esteve na Tribuna Livre do Legislativo caxiense, nesta quinta-feira (14/05), em comemoração ao aniversário de 25 anos da entidade e em alusão ao Dia do Gari, marcado, anualmente, pelo dia 16 de maio, conforme a Lei nº 7.370, de 5 de dezembro de 2011.

Borges ressaltou que a organização ajuda a categoria a ser cada vez mais forte. “Propomos uma reflexão sobre o que é a função exercida e o que é o ser humano. Organizados, temos mais forças para requerer nossos direitos”, observa Borges, que é gari.

O dirigente também fez um histórico sobre a origem do termo gari, a partir do empresário Aleixo Gary, que cuidava da limpeza do Rio de Janeiro na época do Império. Na avaliação de Borges, o respeito ao gari evoluiu no país. Entretanto, percebe que não há muitos registros históricos relacionados a esse profissional.

Durante a Tribuna Livre, o diretor-presidente  da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Paulo Ballardin, também se pronunciou.

O requerimento que solicitou a Tribuna Livre partiu do vereador Henrique Silva(PCdoB) e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. No documento, Henrique ressaltou a participação da categoria no segmento de serviços terceirizados de asseio e conservação. O parlamentar informou que a base territorial de representação do sindicato envolve 32 municípios do Nordeste do Rio Grande do Sul. Durante a plenária, um vídeo do Sindilimp também foi apresentado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

• Tesoureiro do Sindilimp propõe reflexão em torno da contribuição social do gari