Sucesso no Almoço do Dia do Gari

17/05/2016

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras da categoria lotaram o salão da comunidade da Igreja Santa Catarina, em Caxias do Sul, no dia 15 de maio de 2016, para o almoço comemorativo do Dia do Gari.

Inicialmente, o presidente do Sindilimp, Henrique Silva, saudou os participantes, familiares, lideranças e parceiros. A seguir, o diretor-presidente da Codeca, Paulo Ballardin, foi convidado a falar e destacou a importância dos trabalhadores da limpeza urbana para a cidade. Em nome do Sindilimp,o tesoureiro Nestor Alves Borges agradeceu a toda a equipe do sindicato que ajudou na organização do evento. Depois, alertou para a crise econômica que o mundo atravessa e afirmou que quem paga a conta são sempre os trabalhadores. “O que está em jogo no Brasil, hoje, é a retirada de direitos”, concluiu, avaliando o cenário nacional e afirmando que a situação só pode ser revertida a partir da organização dos trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Assis Melo, também foi convidado a fazer uso da palavra e considerou muito importante o gesto simbólico de comemorar o Dia do Gari. Isso, segundo ele, “é dar cara a desconhecidos que até pouco tempo atrás eram chamados de catadores de lixo, mas hoje têm face e autoestima.” Revelando que os trabalhadores não vão aceitar nenhum retrocesso na política do país, Assis completou: “Pertencemos à classe daqueles que produzem a riqueza no Brasil e no mundo. Precisamos refletir: quem de fato nos representa?”

Henrique Silva concluiu a abertura destacando a luta do Sindilimp pelo que o trabalhador tem de mais sagrado, a permanência no emprego. A seguir, chamou uma grande salva de palmas para todos os trabalhadores.

Na continuidade do evento, o almoço colonial foi servido. Após a refeição, o Sindilimp sorteou 25 cestas básicas, como divulgação do Benefício Social Familiar, programa do sindicato de apoio às famílias dos trabalhadores. Música e dança arrastaram o evento por mais algumas horas, para a alegria dos participantes.

• Sucesso no Almoço do Dia do Gari