Sindilimp realiza assembleia das merendeiras

29/06/2016

Na terça-feira, dia 28 de junho, o Sindilimp realizou a assembleia das merendeiras das escolas municipais, trabalhadoras da empresa FA, às 19h, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em Caxias do Sul.

Inicialmente, a presidente em exercício, Azenira Lazarotto, saudou os participantes e os envolvidos com a organização do encontro. A seguir, o Tesoureiro Nestor Alves Borges falou da importância dos trabalhadores se organizarem para garantirem os direitos.

O assessor jurídico do sindicato, Alex Tápia, esclareceu que ninguém pode sofrer prejuízo ou retaliação por participar de assembleia sindical. A seguir, detalhou a Ação Civil Pública movida pelo Sindilimp no início de 2016 contra a empresa FA, por irregularidades ocorridas no pagamento de Vale Transporte e no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Tápia informou que esse processo está tramitando e que a empresa já foi condenada a pagar R$ 50.000,00.

Além disso, a FA recebeu multa da Secretaria Municipal da Educação (SMED) no valor de R$ 100.000,00 por irregularidades no contrato, devido às denúncias do Sindilimp.

O Sindilimp também entrou com ação relativa à irregularidade no pagamento de férias e a justiça determinou o bloqueio de 7% do faturamento da FA, enquanto o processo aguarda parecer definitivo. Conforme Tápia, o sindicato vai cadastrar os trabalhadores para organizar e fiscalizar o recebimento dos valores no futuro.

Várias trabalhadoras ingressaram também com ações individuais contra a FA. O advogado destacou que as ações coletivas visam agilizar e evitar que os trabalhadores sofram retaliações.

Alex Tápia concluiu dizendo que o Sindilimp não aceita que empresas ajam dessa forma em Caxias, prejudicando os trabalhadores. Segundo ele, é preciso vigilância constante, pois mesmo com as penalidades e multas, muitas empresas não mudam o comportamento.

Uma nova assembleia deve ser convocada no segundo semestre, para informar sobre o andamento das ações.

• Sindilimp realiza assembleia das merendeiras