Salão lotado e muita representatividade marcam o Jantar Dançante do Sindilimp

21/05/2018
Na noite de sábado, 19 de maio, o Clube União Forquetense foi palco para o Jantar Dançante do Sindilimp, em comemoração ao Dia do Gari. O jantar contou com a presença de lideranças, trabalhadores e familiares que lotaram o salão para participar do baile com a banda Expressão Fandangueira.

Entre as autoridades convidadas que fizeram uso da palavra estiveram Abigail Pereira, primeira secretária das mulheres da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), representante da União Brasileira das Mulheres (UBM) e ex-secretária do Turismo do RS; Assis Melo, ex-deputado Federal e dirigente da (CTB) e Cleo Lavandoski, diretor administrativo-financeiro da Companhia de desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

Representando o Sindilimp, falaram Henrique Silva, presidente, Dario F. M. Júnior, diretor de formação e Elizabete de Oliveira, segunda tesoureira do sindicato.

Elizabete falou representando os coletores e coletoras e destacou a importância dos trabalhadores que fazem a limpeza e beleza da cidade. Cleo Lavandoski, diretor administrativo-financeiro da Codeca, parabenizou e agradeceu os trabalhadores e afirmou que a empresa tem o compromisso de buscar os melhores meios para que os servidores possam desempenhar suas atividades de forma segura e digna. Abigail ressaltou a importância e protagonismo do Sindilimp no movimento sindical. Abordando os retrocessos da Reforma Trabalhista, alertou que "as mulheres são ainda mais penalizadas que os homens pelos efeitos nocivos e perda dos direitos”. Abigail lembrou que, pela nova lei trabalhista que precisa ser combatida, até mesmo uma gestante pode trabalhar em locais insalubres. Finalizou a participação afirmando que é preciso continuar na luta, para que não seja aprovada a Reforma da Previdência, que ainda é um dos principais interesses do governo e vai impedir a aposentadoria de grande parte dos trabalhadores.

O presidente do Sindilimp, Henrique Silva, também reforçou a importância de
continuar a mobilização para que não seja aprovada a Reforma da Previdência. Ele agradeceu a presença de todos e destacou o esforço da equipe do sindicato para realizar o evento. O ex-deputado Assis Melo (PCdoB), fez questão de relembrar como o sindicato foi, e ainda é, importante para tirar a  categoria do anonimato, levando a cada trabalhador o sentimento de orgulho pela importância de seu trabalho, digno e responsável, indispensável, limpando e zelando pela limpeza de nossa cidade. "O Sindilimp é um exemplo de luta da categoria, foi o primeiro a enfrentar as questões da legislação e garantir a sustentação e a luta do sindicato. E, mais do que nunca, é fundamental que não entreguemos o chicote que fere os trabalhadores nas mãos dos representantes dos patrões! Não podemos ajudar a eleger quem não representa os trabalhadores, quem ajudou a retirar os direitos dos trabalhadores", acrescentou, alertando sobre as eleições desse ano.

Em Caxias do Sul, o Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio. Tradicionalmente, o Sindilimp comemora a data com atividades de integração internas e ações de conscientização da sociedade sobre a valorização dos trabalhadores e o cuidado com os resíduos urbanos.

Fotos: Rodrigo Positivo / Conteúdo: Rodrigo Positivo e Rose Brogliato

• Salão lotado e muita representatividade marcam o Jantar Dançante do Sindilimp