Paralização dos Trabalhadores da Empresa CODECA

18/03/2014
    Nesta segunda, 17-03-2014, os trabalhadores da Codeca de todos os setores, (capina, coleta, construção civil e motoristas) foram convocados a participar de uma assembléia sobre as constantes reclamações de assédio moral sofrido pelos funcionários, na qual aprovaram por unanimidade a paralização total do setor da coleta, após a empresa liberou os outros setores para que retornassem para casa, pois chovia muito. O Sindilimp montou uma estrutura para permanecer diante da empresa pois nem a chuva desmobilizou os trabalhadores. Permanecendo ali até a assembléia com o último turno que entrava as  24:00.

O movimento do Sindicato e dos trabalhadores da empresa CODECA , "Não foi apenas uma resposta à demissão arbitrária do colega Alceu do Nascimento da Silva. Foi uma resposta dos trabalhadores a toda uma política administrativa perversa que há tempos estava instalada na empresa: a política do assédio moral como forma de legitimação do poder dos detentores de cargos de chefia", relata o dirigente sindical Vinícius Homem.

Segunda a Vice Presidente Azenira Lazarotto, "O assédio moral cometido dentro da empresa pela chefia ainda é muito grande, o assédio moral é uma das formas mais agressivas e nocivas das relações de trabalho. O trabalhador(a) vítima de assédio, seja ele qual for, tem sua saúde física e mental prejudicada por causa da pressão que sofre no ambiente de trabalho. O sindicato se manifestou contrário a esses absurdos que vem acontecendo dentro dos setores. DIGNINADE E RESPEITO ACIMA DE TUDO!"

No inicio da noite de segunda, a direção da empresa chamou o sindicato para uma reunião, aonde foi definido que vai ser criado um Grupo de Trabalho com a participação de empresa, sindicatos e trabalhadores com o intuito de inibir assédios. Com a participação de todos facilitará a busca dos objetivos.

Hoje, (18-03-2014) pela manhã, aconteceu a última assembléia para comunicar aos funcionários o posicionamento da empresa, a qual se compromete em fazer mudanças, começando pelo Departamento de Recursos Humanos. Ao final a empresa reconhece legítima a manifestação e se compromete a abonar o dia de paralização.

• Paralização dos Trabalhadores da Empresa CODECA