ENTRE EM CONTATO
+55 54 3027.4040
+55 54 3027.4240
+55 54 3536.0653
+55 54 3039.3422

Outubro Rosa - Entre nessa Luta

01/10/2014
      A luta contra o câncer de mama, listado como o mais comum entre as mulheres, ganha destaque a partir de hoje em todo o mundo. No Ceará, o Outubro Rosa está no sexto ano e toma forma com palestras, passeio ciclístico, caminhada e piquenique. A mobilização teve início nos EUA há mais de 30 anos e ganhou força no Brasil nos últimos sete anos.

       Era outubro de 1983 quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas (EUA) atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para o câncer de mama. A promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater a doença foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos. Desde então, a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha pelo mundo.

       No Brasil, a enfermeira Gilze Francisco era vinculada à instituição e militava em Santos/SP como sobrevivente do câncer. Ela conta que via fotos de monumentos iluminados de rosa nos EUA e na Europa. “Uma falha enorme era iluminar e não ter atividades de conscientização com quem estava no entorno”, conta Gilze, hoje presidente do Instituto Neo Mama. Após falar com os responsáveis pela Fortaleza de Santo Amaro da Barra, no Guarujá/SP, o prédio ganhou as cores da campanha no terceiro domingo de maio de 2008, dia de falar sobre a prevenção em São Paulo.

       Ela relata grande repercussão na mídia à época. Ocasião aproveitada por ela para convocar mulheres ao exame da mamografia e para anunciar que outubro seria um mês de atividades relacionadas ao tema. “Foi uma campanha que se espalhou muito rapidamente no Brasil. Percebemos pelas imagens recebidas de toda parte”, relata Gilze.

       No Ceará, são seis anos de campanha graças à articulação da oncologista Maira Caleffi junto às instituições militantes. Ao comparar a primeira caminhada na avenida Beira Mar, em 2009, com a de 2013, houve acréscimo de cerca de três mil pessoas, segundo a memória de Cláudia Belém, presidente da Associação dos Amigos do Crio. Ela também avalia que a ideia começou mais concentrada em Fortaleza e ganhou, ano a ano, eventos no Interior.

       Para além dos números, é em pequenos gestos que ela vê a efetividade da campanha. Um laço, uma propaganda ou uma conversa com alguma das mulheres têm o poder de salvar vidas. “As mulheres que não estão em grupos de apoio ou que não sabiam da importância da mamografia começam a ser alcançadas”.

       A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde - Programa Vigimama, em parceria com diversas entidades, promoveu na manhã desta segunda-feira (29.09), no auditório do Centro Administrativo, a abertura oficial e a apresentação da programação do Outubro Rosa 2014, movimento internacional de luta contra o câncer de mama.
       A programação foi apresentada pela primeira-dama e coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto. Durante o mês, diversas atividades estão programadas, como palestras, oficinas de beleza, grupos de autoajuda, valorização da autoestima, exposição de artesanato, mostra fotográfica, desfile beneficente com pacientes como modelos e ação social com a divulgação “Prevenção do Câncer de Mama”.
       Na ocasião, a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho, e a primeira-dama Alexandra entregaram à esposa do artista plástico Fábio Balen, Desiree Balen, uma necessaire exclusiva estampada com o símbolo do Vigimama. Em parceria com a DGSul, a necessaire será entregue, durante o outubro rosa, a todas as mulheres que encaminharem e apresentarem o exame ao especialista como forma de estimular ao diagnóstico precoce.
       Para divulgar a inauguração do banco de perucas do Hospital Geral, marcado para o dia 10 de outubro, alunas da 6ª série do Colégio São José, juntamente com o vice-diretor, Jorge de Godoi e a professora Lorita Menegon de Souza, entregaram, de forma simbólica, ao representante do Hospital Geral, Gustavo Vasconcelos, mechas de cabelo captados em uma ação interna na escola.
       Para a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, o Outubro Rosa é uma ação ampla de atenção a mulher. “É uma campanha plural, ampla, realizada em conjunto com várias entidades da sociedade, que visa promover a saúde da mulher, orientando e protegendo do câncer que mais mata no mundo”. Dilma ressaltou que, desde 2007, 896 casos suspeitos de câncer de mama foram diagnosticados e, desses, 220 positivos. “Chama a atenção, em nosso Município que, 49% dos casos estão na faixa etária dos 50 aos 70 anos. Por isso a gente busca o diagnóstico e a prevenção desde os 40 anos”, salientou.
       Dilma lembrou que, no dia 11 de outubro, sábado, das 9h às 16h, todas as 47 Unidades Básicas de Saúde abrem as portas para solicitações de mamografias e exames preventivos de câncer de colo uterino. Prédios públicos e privados vão receber a iluminação rosa em virtude da campanha. Pela Prefeitura serão iluminados de rosa o Centro Administrativo e o Pronto Atendimento 24h.
       Para marcar a data, após a solenidade, houve um ato no Largo da Prefeitura com a soltura de balões rosas.

 

  • Outubro Rosa - Entre nessa Luta
© Copyright 2013. Sindilimp.