Mobilização garante derrota da Reforma Trabalhista em Comissão do Senado

20/06/2017
Os trabalhadores derrotaram o Governo Temer nesta quarta-feira, dia 20 de junho, no Senado Federal.  A proposta de Reforma Trabalhista foi votada na Comissão de Assuntos Sociais da casa e o relatório do senador governista Ricardo Ferraço (PSDB-ES) foi rejeitado por 10 a nove votos. Logo depois, foi aprovado o voto em separado do parlamentar gaúcho Paulo Paim (PT-RS), que pede rejeição total ao texto vindo da Câmara.

Esse é um dos resultados da mobilização dos trabalhadores, que desde março ocuparam as ruas em diversos momentos. Os Senadores Hélio José (PMDB), Eduardo Amorim (PSDB) e Otto Alencar (PSD), da base de apoio de Temer, votaram contra a proposta.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, também destacou o resultado. “Com todas as investidas do Planalto, o governo sofre uma derrota de grande repercussão”, afirma o dirigente. Segundo ele, a votação na CAS estimula a oposição. “Não compete ao movimento sindical nenhum tipo de vacilação”, diz. “A base do governo começa a fazer água”, conclui.

A próxima etapa da tramitação será nesta quarta-feira, dia 21, quando o senador Romero Jucá (PMDB-RR) irá apresentar seu relatório considerando se o projeto é ou não constitucional na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Jucá deve ler o relatório na quarta, mas a votação provavelmente será na semana que vem.

Confira como votaram os senadores da CAS:

CONTRA A REFORMA TRABALHISTA

Hélio José (PMDB/DF)