Comunicação para resistir aos retrocessos

09/07/2018

Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes foram os convidados da primeira etapa do Ciclo de Debates Mídia e Poder no Brasil, realizada no dia 5 de julho. O Sindilimp apoiou o evento, que foi organizado pelo Coletivo de Comunicação Alternativa e realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com auditório cheio.

Marlei Ferreira, jornalista com mais de 30 anos de experiência em diversos veículos de comunicação e assessorias de imprensa, foi a mediadora do debate. Inicialmente, ela trouxe para o público dados sobre a concentração da mídia no Brasil e estratégias para reconhecer e combater as "fake news", notícias falsas.

Imprensa e Golpe

Moisés Mendes, jornalista que trabalhou por 27 anos no jornal Zero Hora, abordou a relação entre imprensa e golpe, denunciando que a mídia não se coloca contra o golpe de agosto de 2016 e que a sociedade está entregue a um pensamento de Brasil arcaico. Moisés acredita que há o risco da sociedade brasileira eleger um Congresso ainda mais conservador do que o atual, implicando em retrocessos graves para a democracia, a distribuição de renda e os direitos sociais, a saúde pública e a soberania nacional. “Vocês podem ter certeza: se os conservadores obtiverem êxito nas urnas, o primeiro item a ser aprovado será a Reforma da Previdência”, afirmou.

Resistência nas redes

Juremir Machado, jornalista e doutor em Sociologia, professor e escritor, opinou sobre a atual realidade do jornalismo, com as transformações tecnológicas, políticas, culturais e econômicas vigentes. Para ele, os cidadãos não deixaram de consumir informação produzida por grandes veículos, mas mudou a forma de consumo. “As pessoas se informam através das redes sociais, mas estão vendo, na verdade, conteúdo produzido por veículos tradicionais, transmitidos via rede social”, esclareceu. Juremir também defendeu a construção de uma frente de esquerda para enfrentar o cenário político difícil nas eleições do segundo semestre.

Sindicatos e a perda de direitos

Ambos os painelistas mostraram preocupação com as perdas dos direitos trabalhistas a partir da reforma protagonizada pelo governo temer. Para Moisés, os sindicatos precisam encontrar fórmulas para sobreviverem, pois as entidades patronais se fortaleceram. Segundo Juremir, a perda das fontes de recursos dos sindicatos, como o imposto sindical e a contribuição sindical, tem o objetivo de destruir as organizações. O escritor defendeu que os trabalhadores se unam em torno delas.

O evento contou com patrocínio do Sindiserv e Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, contando com o apoio da Taufe & Tapia Advocacia Trabalhista, Sindicomerciários Caxias do Sul, Sinpro/Caxias, Sindilimp e Sindicato dos Jornalistas/RS. A organização é do Coletivo de Comunicação Alternativa, um conjunto de jornalistas de Caxias do Sul que tem o objetivo de proporcionar debates e reflexões sobre a sociedade e a mídia.

Segunda etapa

No dia 8 de agosto será realizada a segunda etapa do Ciclo de Debates, também na Câmara de Vereadores, com início às 19h. Será a vez dos profissionais de tecnologia da informação e ativistas de software livre Marcelo Branco e Rodrigo Troian evidenciarem outros universos das mídias digitais, as redes livres, as redes comunitárias e as novas formas de participação via internet, abordando a trajetória que vai da comunicação de massas à autocomunicação de multidões. A inscrição é gratuita e pode ser feita via e-mail caxiasmidiaepoder@gmail.com.

Fotos: Gilmar Gomes

• Comunicação para resistir aos retrocessos